O termo "trombose" vem do grego e significa "coagulação sanguínea" . Em uma trombose, um coágulo sanguíneo (= trombo) se fixa à parede interna do vaso sanguíneo. Isso pode levar ao fechamento parcial ou total do vaso , por exemplo, em uma veia profunda da perna. Consulte um médico imediatamente se notar algum dos seguintes sintomas: Dor, inchaço e rigidez na perna, bem como descoloração vermelho-azulada da pele, são sinais de possível trombose venosa profunda.
Trombose venosa da perna
A trombose venosa das pernas é um coágulo sanguíneo ou trombo que fecha uma veia. Isso pode ser fatal, por exemplo, se migrar em direção aos pulmões (embolia pulmonar).
Causas: Como a trombose se desenvolve na perna?
Por que um coágulo se forma? A coagulação sanguínea é um mecanismo de proteção do corpo que previne sangramentos em caso de lesões externas: o sangue coagula e fecha a ferida. Se o sangue coagular em vasos sanguíneos da perna não lesionados, um coágulo se forma – uma obstrução ao fluxo sanguíneo. Se a capacidade natural do sangue de coagular aumenta – geralmente temporariamente – o risco de trombose venosa da perna aumenta.
Sintomas: Quais são os sinais de trombose venosa nas pernas?
Um coágulo sanguíneo causa congestão sanguínea. Isso pode levar ao inchaço da extremidade afetada , frequentemente acompanhado por uma sensação de tensão . Dependendo da localização, tipo e tamanho da trombose, surgem sintomas diferentes. No caso de trombose nas veias profundas das pernas, os pacientes frequentemente sentem uma dor incômoda , semelhante à dor muscular. Outros sinais:
Inchaço da perna inferior ou de toda a perna
Superaquecimento da perna inchada
Dor, especialmente durante o exercício, por exemplo na panturrilha quando ocorre
Sensibilidade à palpação
Descoloração vermelha/azulada da pele
Tensão da pele (a pele “brilha”)
Possivelmente veias superficiais visíveis (congestão)